Amadurecer ideias



Que estamos na "Era do Plástico" e que começamos a sofrer as consequências disso mesmo, todos nós sabemos. Os números e os factos científicos são assustadores. Não falo apenas do plástico visível e que nos rodeia diariamente. Existem microplásticos no ar que respiramos, em alimentos como o sal ou a cerveja e até na água que bebemos (cerca de 83% da água de torneira do mundo inteiro está contaminada com microplásticos e até na água engarrafada foram encontradas essas pequenas partículas). Ilhas que são verdadeiros depósitos de lixo plástico, bem como terrenos e as próprias ruas. Em 2050, o oceano poderá conter mais peso em plásticos do que peixes (devido também à pesca predatória e consumo excessivo dos mesmos). E tantos outros dados que vou partilhando com vocês, mas pouco a pouco...

Se podemos fazer alguma coisa para mudar esta tendência? Sim! Podemos sempre fazer alguma coisa, e neste aspecto, pequenas mudanças no nosso dia a dia podem ter enormes consequências positivas! O facto de estares neste momento a ler este post, mostra que não és indiferente!

Se nos vamos continuar a sentir sozinhos nesta luta? Provavelmente sim, por mais algum tempo, mas começam a sentir-se ares de mudança! As pessoas começam a interessar-se, a questionar-se, a escrever e exigir explicações, e a mudar gradualmente comportamentos. Claro está que o plástico nos veio "facilitar" a vida, na correria do dia a dia tudo se torna aparentemente "mais prático", e sem que nos apercebecemos, entrou nas nossas rotinas...Não fosse um dos primeiros gestos matinais colocar a nossa escova de dentes de plástico na boca, não é verdade?!

Neste preciso momento, quantas coisas de plástico te rodeiam? Inúmeras!! De algumas provavelmente, nunca te vais conseguir despedir (nem será necessário), mas talvez de uma ou de outra coisa sim, talvez até seja bem mais fácil do que pensavas!! Existem várias alternativas e é isso que te quero mostrar!

Quanto a mim, após ter visto o documentário "Plastic Planet" não consegui continuar indiferente ou apenas continuar a acreditar que reciclando estava a fazer o meu dever..sentia que tinha de fazer mais alguma coisa e que deveria começar por algum lado...mas por onde? Bela pergunta!!

Por onde começar?


E foi mesmo pela escova de dentes que começamos! Trocámos as nossas escovas de dentes de plástico por escovas de Bambu.

Porquê?

Com esta pequena iniciativa conseguimos evitar o descarte de milhões de escovas de plástico que vão parar a aterros sanitários e demoraram cerca de 500 anos a decompor-se.

Como são 100% biodegradáveis e não poluem o planeta, podem até ser plantadas após seu descarte sem agredir o meio ambiente. Se por acaso forem por engano deitadas fora, demoram "apenas" 30 anos para se decompor, MUUUITOOOO menos tempo comparativamente com o plástico.

As mudanças aqui em casa estão a ser bem aceites pelo meu marido e pelo meu bebé de um ano, que ainda não pode reclamar muito acerca do assunto!=)

Mas tudo vai acontecendo de forma muito gradual...


0 views

Copyright 2019 © B-Unplastic