Mostra-me o teu lixo!



Uma das estratégias que podes adoptar para a redução do plástico e consequentemente dos resíduos em casa é fazeres um estudo do teu caixote do lixo! Parece uma coisa estranha, mas no fundo é simplesmente lógica inversa, ou seja, acabas por ver no teu lixo onde podes realmente atuar e o que podes evitar.

Eu fiz essa "pesquisa"e no nosso lixo haviam:

  • Inúmeras fraldas descartáveis e toalhitas de bebé e toalhitas desmaquilhantes;

  • Guardanapos/lenços de papel;

  • Lixo biológico;

  • E (que vergonha dizer) praticamente um saco de plástico por dia (para a reciclagem), com embalagens de detergentes, cápsulas de café, pasta de dentes, champôs, embalagens de fruta, do queijo, da massa, sacas de plástico fininhas da fruta, garrafas de água e de sumos, embalagens Tetrapack de leite, copos de iogurte...etc, etc, etc..

Elaborando o meu plano de acção reparei que a solução para alguns dos meus "problemas" era "fazer" uma viagem ao passado! 

Eu ainda sou do tempo (oh meu deus..já uso esta expressão =)), em que em cima da mesa só existiam guardanapos de pano, em que na cozinha havia sempre pendurado o saco do pão em tecido e em que o meu lanche para a escola era embrulhadinho num envelope de pano com o meu nome bordado! Em comparação com a atualidade nota-se uma grande diferença não?

O meu plano de acção para casa :

  • Encomendar as "modernas fraldas de pano" para o meu bebé (para experimentar) e utilizar uma alternativa para as "mil e uma toalhitas";

  • Guardanapos, saco do pão, lenços de bolso e sacolas para as compras em tecido;

  • Por sorte minha, aqui o lixo biológico tem um contentor próprio e foi só encomendar (mas darei dicas para quem não tem este privilégio);

  • E a parte mais difícil...as omnipresentes embalagens...e para estas, terei de ir fazendo Posts individuais...senão este tornar-se-ia ENORME! 

Mas prometo caberá praticamente tudo em garrafas e frascos de vidro! 

Claro que será necessário algum tempo, e que não faz sentido algum deitarmos tudo aquilo que temos fora! Mas quando chegar a altura de comprar mais, saberemos claramente substituir por opções mais inteligentes e sustentáveis!

Até chegarmos a esse ponto, podemos ir experimentando as alterantivas e perceber se são ajustáveis ou não ao nosso quotidiano. Afinal de contas, eu sei que sobra pouco tempo entre casa, trabalho e família, mas vai valer a pena! Vais ver!! Reduzindo uma ou outra coisa, já valerá muitíssimo a pena!!


0 views

Copyright 2019 © B-Unplastic