Bye bye líquido da loiça!!



Começo hoje com um exemplo prático, para que possas já experimentar e ver se gostas dos resultados!

Vamos começar por eliminar o líquido da loiça da nossa lista de compras e substituí-lo por: limões, vinagre e sal!!

Este "detergente" pode ser utilizado também na máquina de lavar a loiça!

E repara, passas a ter um líquido da loiça biológico (ou melhor, creme da loiça), e sem embalagem de plástico! Isto porque podes fazer o vinagre de cidra em casa (depois digo-te como), mas pode-se perfeitamente utilizar um vinagre qualquer, que venha num recipiente de vidro e depois reutilizar ou reciclar o vidro (que é 100% reciclável!!). Se quiseres que o teu detergente tenha a cor amarelinha do limão, aconselho-te a utilizares o vinagre branco.

Depois de experimentar algumas receitas da internet, acabei por me deixar convencer por esta, pela consistência, eficácia e pelo cheirinho fresco!

Mas se és um espumólico (ou seja, se tens mesmo necessidade de ver imensa espuma na loiça)...terás de continuar a procurar, porque nesta receita não entra o agente que provoca a reacção de saponificação, por isso, não faz espuma. Os resultados são ótimos! Loiça a brilhar, sem marcas de calcário e desengordurada! Eu não preciso de mais nada!

Aqui vai...

Líquido da loiça de limão

Ingredientes:

  • 2 limões

  • 60 ml de vinagre

  • 125 g de Sal

  • Água

Como fazer?


  • Corta os limões às rodelas, retira os caroços e corta em pedaços;

  • Depois de cortados, colocas numa pequena panela e acrescentas 150 ml de água;

  • Deixas em lume brando por aproximadamente 20 minutos (até obteres uma textura mais compacta), e após esse tempo, desligas o fogão e deixas arrefecer a tua mistura;

  • Colocas o preparado na liquidificadora (ou utilizas a varinha mágica) e adicionas 200 ml de água, e deixas mexer até obteres um aspeto cremoso;

  • Depois deves coar o teu preparado, de maneira a retirar a polpa (que rejeitas) ao teu detergente;

  • À tua mistura cremosa de limão vais agora acrescentar o vinagre e o sal e mexer muito bem;

  • Por fim, levas novamente ao lume por 15 minutos, mexendo sempre para que o teu detergente fique mais espesso.

Et voilá!!


Deixas arrefecer e colocas num frasquinho de vidro! Podes sempre duplicar a receita para obteres mais detergente, eu resolvi começar com pouco, para experimentar!

Conselho: guarda no frigorífico para que se mantenha fresco e espesso. Coloca uma etiqueta no frasquinho, que é tão bom e cheiroso, que pode mesmo ser confundido com algo doce! =)

Na hora de lavar a loiça é só retirar um pouco do teu detergente bio com uma colher, e com esta aplicá-lo sobre a tua esponja ou escova de lavar a loiça ou no local onde normalmente colocas a pastilha na máquina de lavar a loiça!

Experimenta!!!



Aqui podes ver outra alteração que fizemos aqui em casa, trocamos as esponjas de lavar a loiça "normais" (que são compostas por uma mistura de plásticos que as torna de difícil reciclagem e inimigas do ambiente) por escovas 100%biodegradáveis, com cabeças que se podem substituir!

Outras opções são as esponjas de fibra de côco, ou as esponjas vegetais de luffa!

Portanto, existem já imensas alternativas, é só escolher a que melhor se adequa a cada um!

#limãodetergente #faztumesmo #líquidoloiçacaseiro

2,091 views

Copyright 2019 © B-Unplastic