Adeus garrafas de plástico!


"NÃO M’INVEJA DE QUEM TEM

CARROS, PARELHAS E MONTES

SÓ M’INVEJA DE QUEM BEBE

A ÁGUA EM TODAS AS FONTES"

(Vitorino)


Se haviam coisas nas quais se “tropeçava" aqui em casa, era nas garrafas de água de plástico! Estavam na sala, na mesinha de cabeceira, na cozinha, nas mochilas do ginásio, no carrinho do bebé e no carro, pousadas em todos os cantos e esquinas, uma verdadeira praga! Claro está que depois se recolhiam para levar ao supermercado e fazer a reciclagem das garrafas PET que aqui (na Alemanha) têm tara (0,25E). Eram tantas que eu me questiono, mas porquê que só agora é que reparei nisto?

E depois, ao ir ao café, ao restaurante e no próprio trabalho, acabamos sempre por comprar uma “garrafinha de água por favor”, que raramente é de vidro!

De qualquer forma, agora essa fase terminou! Optei por não consumir água da torneira porque aqui tem muito calcário e fiz uma pesquisa acerca das fontes de água potável na minha região! Para meu espanto encontrei imensas fontes!

Comprei uns recipientes de alumínio para campismo de 5L cada e já está, sempre que é necessário, lá vamos nós buscar água fresquinha!



Chegados a casa é só encher as nossas garrafas "não plásticas" e é muito prático! Poupamos tantíssimo o ambiente, temos garrafas “estilosas” e poupamos dinheiro também! Acaba por ser muito mais prático, porque levamos as nossas garrafas novas para todo o lado. Já não temos “mil garrafas de plástico”, cada um tem apenas a sua garrafa de inox e o mundo agradece!

E agora, tu perguntas “mas porquê que não reutizam apenas as garrafas de plástico que já têm em casa? A resposta é simples, porque é “veneno” para a saúde! Completamente contra-indicado! Se tiverem de reutilizar garrafas, então usem as de vidro, mantendo sempre bons cuidados de higiene no seu manuseio.

Não reutilize as garrafas de plástico, pode estar a pôr em risco a sua saúde, porque elas não são fabricadas para serem reutilizadas!

"Devido à sua composição, podem ter o potencial de acumular bactérias nocivas. As preocupações têm surgido particularmente sobre o Bisfenol A (BPA), um composto químico utilizado no fabrico de plástico e que interfere com o sistema hormonal.

“Certos químicos encontrados nas garrafas de plástico podem ter efeitos em todos os sistemas do nosso corpo. [Os químicos] Podem afetar a ovulação e aumentar o risco de problemas hormonais, como a Síndrome do Ovário Poliquístico (SOP), endometriose e cancro da mama”, revela a nutricionista Marilyn Glenville ao site Good Housekeeping.

Uma outra investigação de 2009, desenvolvida pela Universidade de Harvard, indicou que os níveis de BPA aumentam significativamente em apenas uma semana. Mas a remoção deste composto não é suficiente e a investigação aponta para um outro, o tereftalato de polietileno (PET) - o principal polímero utilizado na produção de garrafas - que também interfere com o sistema hormonal."

(Fonte: Visão Mais, 28.06.17)

Como medidas de prevenção, o melhor é optar por recipientes de vidro ou inox e, no caso de utilizar garrafas de plástico, reciclá-las após a primeira utilização!


69 views

Copyright 2019 © B-Unplastic