Começar agora!!


É efetivamente tempo de começar a fazer algumas alterações que farão toda a diferença! E quem pensa que o comportamento individual não serve de muito engana-se! O poder individual de acção é tão importante, é este que mais tarde leva à mudança de comportamento em massa e relativamente ao plástico é urgente que a maioria de nós saiba efetivamente aquilo que se está a passar à nossa volta.

E as estatísticas são assustadoras: 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente e no mínimo 8 milhões terminam nos oceanos.

A produção de plástico nos últimos 10 anos duplicou e a tendência é vir a aumentar caso sigamos os mesmos padrões de consumo.

Sabe-se que aproximadamente metade do plástico produzido advêm de objetos descartáveis, tais como, copos de café e talheres de plástico, palhinhas, sacas de plástico, recipientes de take-away. Neste aspecto, podemos efetivamente fazer a diferença, uma vez que quando aceitamos uma coisa ou a compramos estamos consciente ou inconscientemente a "votar" no mundo que queremos para nós e para as gerações futuras.

Aqui seguem alguns conselhos que não implicam desperdício de tempo no teu dia a dia:


1. Leva sempre a tua saca de compras/cesto de casa (um truque é deixares alguns sacos de pano no carro, ou trazeres sempre um dobrado na tua bolsa para as compras de última hora).


2. Usa garrafas de água reutilizáveis e próprias para o efeito, garrafas de vidro ou alumínio são as preferidas.

3. Leva contigo o teu próprio copo (isto faz com que caso te apeteça um cafézinho ou uma cerveja fresquinha possas dizer não aos copos de plástico que habitualmente nos "impingem").


4.Transporta o teu lanche ou almoço em recipientes reutilizáveis (mais uma vez o inox e o vidro são os preferidos).

5. Recusa talheres de plástico (como por exemplo a colher para mexer o café) e as palhinhas de plástico, pede sempre talheres reutilizáveis e se não consegues prescindir da palhinha no teu sumo de laranja natural, faz como eu e leva a tua palhinha de vidro de casa (existem também de bambu e de alumínio).

6. Recusa todo o tipo de sacos de plástico e procura alternativas aos produtos embalados. Leva contigo para as compras pequenas sacas de rede (que permitem aos trabalhadores dos supermercados ver o que está lá dentro) ou frascos/recipientes de vidro. Quando fores comprar pão podes também utilizar as sacas de rede nos supermercados (também existem de algodão) ou a tua saca do pão de pano.


7. Guarda os restos de comida também em frascos de vidro, podes congelar as sobras nestes frasquinhos e isso faz com que se mantenham visíveis no teu congelador =).

8. Não te envergonhes de fazeres as coisas de maneira "diferente", não te esqueças que és uma pessoa fundamental para que a mudança dê início! Inspira as pessoas ao teu redor e partilha estes simples conselhos com os teus familiares e amigos!

Não é assustador sabermos que todo o plástico alguma vez produzido ainda existe? Este está a acumular-se rapidamente em nosso redor. 

Repara bem quando fores caminhar pela rua ou pela praia...é omnipresente..e está a trazer graves consequências para o ser humano, para os oceanos e animais marinhos...é altura de fazer alguma coisa!! Começa devagar, mas começa!! 

#conselhospráticosparaevitarplástico #alternativasaoplástico #reutilizáveis

77 views

Copyright 2019 © B-Unplastic