Esfoliante caseiro sem microplásticos



O plástico está mesmo em todo o lado, mas talvez ainda não saibas que ele também está presente em esfoliantes, pastas de dentes, géis de banho e cosméticos sobre a forma de microplásticos..

Pois é, afinal aquele momento relaxante de esfoliação que tanto aprecias pode estar a prejudicar gravemente o meio ambiente.

As microesferas (muitas delas coloridas) que produzem a esfoliação, são compostas de polietileno ou polipropileno, devido ao seu tamanho não podem ser "filtradas" nas centrais de tratamento de água e vão diretamente do vosso "ralo" para mares, rios e lagos, servindo literalmente de comida para os peixinhos.

É apenas mais uma das formas que o "senhor plástico" tem de entrar na nossa cadeia alimentar e prejudicar também a nossa saúde, uma vez que quando consumimos peixes, mariscos estamos a consumir microplásticos.

Cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica descobriram que os consumidores de peixe e marisco ingerem até 11000 pequenos fragmentos de plástico por ano. Existem mais de 5 biliões de microplásticos atualmente nos nossos oceanos e, a cada minuto, é despejado no mar o equivalente a um camião de lixo cheio de plásticos, que em 2050 passarão a ser 4 por minuto.

Como ninguém pode ficar indiferente a estes números, estejam sempre muito atentos aos rótulos dos produtos que compram, tal como acima descrevi, não devem estar presentes o polietileno e o polipropileno! Aqui em casa continuamos a lutar contra as embalagens e afinal encontram-se tantas alternativas! Passamos a comprar champô em barra, sabão e sabonetes em barra para mãos e corpo, pasta de dentes e fio dentário em boião de vidro, cremes corporais também, desodorizantes em forma de cristal (também existem em creme em frascos de vidro ou metal). Depois vou-vos falando com mais detalhe de cada uma destas opções, mas agora, vamos cumprir com o prometido!

Como alternativa de esfoliação deixo-vos uma receita gulosa de esfoliante caseiro para rosto e corpo, com ingredientes simples e naturais da vossa cozinha!


Aqui vai:

  • 2 Colheres de sopa de café (eu utilizei a borra de café);

  • 2 Colheres de sopa de açúcar mascavado;

  • 1 Colher de sopa de cacau;

  • 1/2 Colher de sopa de canela;

  • 2 Colheres de sopa de óleo de côco ou outra gordura natural como o azeite por exemplo.

É só misturar todos os ingredientes e adeus microplásticos!

(A consistência do vosso esfoliante dependerá da gordura que colocarem, por isso, vão acrescentando aos poucos até obterem a textura desejada).

Reservem uns minutos só para vocês hoje e antes do banho rendam-se a este prazer guloso! Vão certamente adormecer com cheirinho a chocolate! Sonhos doces!

#esfoliantecaseiro #DYI #microplásticos

Copyright 2019 © B-Unplastic