Vinagre de maçã caseiro



Para começármos a fazer o nosso próprio vinagre de maçâ, fomos experimentando algumas "receitas" da internet. Como hoje em dia o utilizamos para muitos fins cá em casa, achamos que podería ser útil também para vocês.

Utilizamos este vinagre para as limpezas (1/2 vinagre + 1/2 água + óleos essenciais ou aromatizado com cascas de citrinos), como amaciador da roupa e como solução para lavagem dos cabelos após o duche, e por isso mesmo, este gesto poupa-nos tantas embalagens cá em casa!! Como ainda não usamos para consumo escolhemos preferencialmente maçãs feias (daquelas que são deliciosas mas que quase ninguém compraria para comer, vá-se lá saber o porquê...), cascas e caroços. As propriedades e as vantagens da utilização do vinagre de maçã são imensas! E mais uma vez poupamos o ambiente, criamos produtos dos quais conhecemos perfeitamente os ingredientes, sendo todos eles biológicos, de fácil acesso e económicos.

A preparação é fácil e rápida mas o tempo de espera para que se dê a fermentação é longo! Mas ter um pouco de paciência vai valer a pena!

E é assim que fazemos o vinagre cá em casa:

  • 2 Recipientes de vidro;

  • 2 compressas/ pano poroso;

  • Fio;

  • 1Kg de maçãs (se for para consumo de preferência biológicas de boa qualidade);

  • 2 chávenas de açúcar mascavado;

  • 1 Litro de água (se for para consumo água filtrada).


1. Corta as maçãs em cubos e coloca num recipiente de vidro;

2. Acrescenta o açúcar mascavado e a água e mexe até que o açúcar se dissolva bem;

3. Certificar-te de que as maçãs ficam cobertas pelo líquido e tapa o frasco com uma compressa limpa (fixa com um fio);

4. Acondiciona num local protegido da luz.

5. Aguardar 45 dias (durante este tempo vai verificando se as maçãs se encontram submersas na água açucarada).


6. Depois deste tempo, podes filtrar com um pano de algodão limpo o preparado e colocar as maças no compostor ou lixo biológico.

7. O líquido filtrado coloca-se noutro frasco de vidro, cobre-se novamente com uma compressa, e volta-se a guardar num local protegido da luz a temperatura ambiente (agitar o líquido a cada dois dias).

8. Aguardar mais 30 dias (podes ir controlando a acidez provando o vinagre ou com tiras próprias para o controlo do pH que se compram nas farmácias, para que o vinagre atinja o pH desejado).

9. Após este tempo estará pronto o teu vinagre de cidra!


Se utilizares para consumo, como condimento para saladas e afins aconselho que utilizes maçãs biológicas de boa qualidade e água filtrada!

Espero que fiquem tão satisfeitos como eu! E para quem tem maçãs em casa torna-se quase obrigatório experimentar!!=)

Boas experiências aí em casa!


#vinagredecidra #vinagredemaçacaseiro #diy #maçãs

569 views

Copyright 2019 © B-Unplastic