Detergente para a roupa

Updated: Aug 4, 2019



Umas das dificuldades com que nos deparamos depois de termos começado a luta contra as embalagens cá em casa foi encontrar alternativas para a lavagem da roupa. A verdade é que se nos empenharmos a procurar as soluções elas existem, só não estamos habituados a elas.

Os produtos que estávamos a utilizar antes desta revolução mental eram todos embalados, reparei que a certa altura já nem olhava mais para os detergentes em cartão. Seja pela publicidade, ou porque os achava mais práticos, o que vinha parar ao carrinho de compras vinha bem embaladinho em plástico.

O problema dos produtos de limpeza, cosméticos e detergentes da roupa comuns é que muitos deles possuem componentes altamente tóxicos para o ser humano e para o meio ambiente.

Algumas das substâncias que deve manter debaixo de olho:

- Surfactantes: derivados de petróleo que, quando degradados, podem levar à formação de substâncias altamente nocivas, como benzeno e fenol. - Branqueadores de cloro que uma vez no ambiente podem contribuir para a formação de compostos cancerígenos e ingeridos são venenos. - Enzimas ativas, podem causar irritações e alergias, porque são transferidas dos tecidos para a pele. - Descalcificantes: São compostos de ácidos diferentes, todos altamente poluentes e prejudiciais à saúde.

E ainda: 2-butoxietanol (perigosos para os olhos, que pode afetar as células vermelhas do sangue quando colocada em contacto com a pele), formaldeído, benzeneecloroformio, nonilfenol etoxilado, éter monoetílico de dietileno glicol entre as mais poluentes.

É mesmo importante ler os rótulos dos detergentes que usa, principalmente se tem crianças em casa. Confesso que não me interessava muito em o fazer (acreditava estupidamente nas "autoridades" que devem controlar os detergentes no mercado), mas que desde que comecei a estar mais atenta eliminei praticamente todos os produtos de limpeza que utilizávamos e substituí-os por alternativas ecológicas, muitas delas feitas em casa.

Apaixonei-me pelas alternativas, tal como a maioria das mudanças que fomos implementando aqui em casa, ambiente, carteira e satisfação pessoal saem a ganhar!

1ª Alternativa - Fazer o teu detergente da roupa caseiro

Mais fácil não poderia ser!

Vais precisar de:


  • 20 g de Sabão (aqui em casa usamos o de côco e o de azeite da Nelumbo (sem óleo de palma), que vendemos na

nossa loja online, porque vem em embalagem de papel e 1 sabão dá para 2 receitas, mas há quem utilize outros como o de marselha, azul e branco, fica ao critério de cada um);

  • 1 L de água

  • 4 colheres de sopa de carbonato de sódio

  • (em alternativa ao Carbonato de sódio podem utilizar-se 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio)

  • 5 a 10 gotas de óleo essencial a gosto (aqui em casa utilizamos mais a lavanda e o limão)

  • Raspador

  • Batedor Manual

  • Panela média

  • Funil

  • Frascos de vidro

Procedimento:


1. Começa-se por ralar o sabão muito bem e ao mesmo tempo coloca-se 1L de água numa panela até ferver.

2. Mistura-se o sabão ralado à água a ferver e mexe-se muito bem com o batedor manual até que os pedaços de sabão se dissolvam totalmente.

3. Espera-se até esfriar e acrescentam-se as 4 colheres de carbonato de sódio/ou 5 colheres de bicarbonato de sódio e volta-se a mexer.


4. No final acrescentam-se as gotas de óleo essencial e já está!

5. Com a ajuda do funil colaca-se no frasco de vidro rotulado.

Agito sempre antes de usar porque fica com uma consistência gelatinosa e utilizo 2 a 4 tampinhas de detergente para a lavagem da roupa.

Para quem prefere o detergente em pó, torna-se ainda mais fácil. Podem juntar-se todos os ingredientes secos e misturar bem. Para o detergente em pó faço a receita medida em chávenas:

  • Uma chávena de sabão ralado de côco/azeite Nelumbo ou outro à escolha (sem óleo de palma)

  • Uma chávena de carbonato de sódio (basta colocar o bicarbonato de sódio numa telha do forno por meia hora a 200º

  • Uma chávena de bicarbonato de sódio

  • 10-20 gotas de óleo essencial à escolha

Pode usar-se de 2 a 4 colheres no compartimento da máquina de lavar a roupa.

A única desvantagem destes detergentes é o facto de não serem adequados para lavar as fraldas de pano do meu filhote. Mas para a restante roupa serve perfeitamente!!


Alternativas não faltam e em breve falarei de muitas outras, duas delas totalmente Zero Waste!

#diy #detergenteroupacaseiro #lavarroupazerowaste #zerowaste #sabãoralado #líquidodaroupacaseiro

553 views

Copyright 2019 © B-Unplastic