Castanha para lavar a roupa!




Sim, é mesmo isso, é só esperar que chegue o Outono e que o nosso detergente Zero Waste caia das árvores em forma de castanhas!!

Parece estranho, eu sei, mas depois de ter experimentado fiquei rendida!

As nozes da saponária também são uma boa opção (quando não vêm embaladas em plástico), mas o facto de serem originárias da Índia faz com que a sua pegada ecológica deixe um pouco a desejar...

De qualquer modo para quem não as conhece, as nozes de saponária são uma alternativa aos detergentes de roupa convencionais e podem ser utilizadas do seguinte modo:

Colocam-se 4/5 nozes de saponária dentro do saquinho próprio que normalmente vem na embalagem, ou pode utilizar uma meia fechada para o mesmo efeito, e junta-se à roupa (no tambor da máquina). Estas nozes podem dar para 3 ou 4 lavagens, dependendo do grau de sujidade da roupa.

Mas não era das nozes que vos queria falar, era mesmo das castanhas!! As castanhas da índia (Aesculus hippocastanum L.) contêm saponina (que permite a saponificação, ou seja, processo de formação de sabão) e são por isso a forma mais ecológica e económica que podemos utilizar para lavar a nossa roupa.

Como fazer?


  • Cortar as castanhas (inteiras, com casca) em cubos e colocar na trituradora;

  • Depois de obter o granulado de castanha, colocam-se 3 colheres de sopa num frasco capiente

  • Vertem-se aproximandamente 300 ml de água (eu utilizo àgua quente) e aguarda-se 15 a 20 minutos

  • Após os 20 minutos, coa-se o líquido para um frasquinho (os fragmentos de castanha não podem ser utilizados na máquina de lavar)

  • Se pretender a este detergente de castanha (que não tem odor), pode acrescentar 10 gotas de óleo essencial a seu gosto (cuidado com as alergias e com as crianças), eu costumo utilizar lavanda no Inverno e Limão no Verão.


E agora à pergunta que se iluminou imediatamente nas vossas cabeças..."Essa

alternativa é muito gira, mas só há castanhas no Outono..Como fazer?". Eu respondo: "Não se preocupem que há um truque para conservar o granulado das castanhas!"

E ele aqui vai:

Para que possas utilizar este detergente 100% ecológico todo o ano, terás apenas de depois de triturar as castanhas, levar ao forno a secar, podendo colocar-se diretamente sobre a telha do forno (evitando as folhas de papel vegetal).

Depois de secas é só guardar num frasco bem selado e ir utilzando nas lavagens da tua roupa!


Aposto que ficaste com vontade de experimentar! Adivinhei?! Eu adoro!! A roupa fica bem lavada!!


0 views

Copyright 2019 © B-Unplastic