Fraldas reutilizáveis e o ajuste perfeito!

Todos os papás e mamãs de rabinhos de pano sabem que as fugas por vezes acontecem, e que muitas vezes o acertar com o ajuste requer algum treino e atenção a alguns pormenores.
Vou deixar aqui uma pequena lista, que pode ajudar a encontrar o ajuste perfeito para os vossos bebés:
Nos meninos ter em atenção em colocar sempre o pénis voltado para baixo. Parece que não mas este truque faz muita diferença, e eu como mãe de dois pilinhas sei bem do que falo!=)
O reforço da absorção na parte da frente da fralda também ajuda bastante quando se trata de meninos.
Na cintura deve apertar-se a fralda abaixo da linha do umbigo, não tendo receio de que fique apertada demais. Para confirmar o ajuste pode colocar dois dedos na região da barriga do bebé e deve conseguir deslizar de um lado para o outro sem que os seus dedos estejam apertados.
Levantar as pernas do bebé e confirmar se entre estas e a fralda não existem locais com espaçamento, ou seja, a fralda deve mesmo ficar justa à perna, e aqui pode fazer o mesmo teste que acima referi, mas apenas com um dedo, e este deve poder deslizar livremente.
A combinação errada de absorventes também pode ser um problema, uma vez que se tiver de reforçar a fralda com muitos absorventes, estes podem criar um volume indesejado extra, e fazer com que a fralda não consiga ficar bem ajustada à pele do bebé. Há vários tipos de absorventes e combinações. Nós adoramos absorventes de algodão orgânico e bambu e quando necessitamos de reforçar optamos por absorventes finos de cânhamo. Cada material tem a sua velocidade e capacidade de absorção específico, o que será também diferente de marca para marca. Por sorte, existem grupos de partilha no Facebook e Instragram com várias Rewies de cada marca. Em breve, farei Post a falar dos materiais.
Ao contrário, absorção a menos também pode fazer com que o xixi acabe por molhar a roupa do bebé.
Usar roupa muito estreita pode levar a que haja compressão da fralda e originar fugas. Normalmente poderá ter de usar um tamanho superior de roupinha de bebé ou extensores de Bodys.
Uma fralda bem ajustada terá então de estar bem encaixada na zona das virilhas (em que se consiga deslizar um dedo), a região da cintura abaixo do umbigo com espaço para deslizarem dois dedos, em que ao levantar as pernas do bebé não se vejam espaços entre a pele do bebé e a fralda.
Usando ajustadas, musselinas ou pré-dobradas certifique-se que a fralda fica toda coberta pela capa e que nenhuma zona fique com tecido absorvente em contacto com a roupa do bebé.
Outro truque usado por algumas mamãs que usam ajustadas é colocar os folhos da fralda voltados para o interior.
O segredo é mesmo ir experimentando, vários tipos de fraldas e marcas e ver as que melhor se ajustam ao seu bebé. Tentativa e erro são duas palavras que vão sempre acompanhando este processo tão recompensador!
Dicionário:
Fralda ajustada - uma fralda que pode apertar por molas ou velcros, sendo que toda ela é absorvente.
Musselinas - fraldas de pano antigas (quadrados de pano que se prendiam com alfinetes lembram-se?).
Pré-dobradas - Fraldas planas que têm a particularidade de terem costuras que facilitam a dobra, e que normalmente são mais absorventes no região do meio.