Os 12 mais tóxicos (cosmética e higiene pessoal)

Todos nós nos preocupamos com aquilo que ingerimos e começámos a partir de algum momento das nossas vidas, a tentar limitar os pesticidas e herbicidas que entram por meio da cadeia alimentar nos nossos corpos, por exemplo, comprando alimentos biológicos. Paralelamente a esta preocupação, deve encontrar-se a preocupação com os ingredientes dos nossos produtos de higiene e cosmética, uma vez que através da nossa pele e vias respiratórias, são absorvidos produtos químicos que podem trazer danos à nossa saúde.
Eles encontram-se descritos na lista dos ingredientes dos nossos produtos de higiene, mas convenhamos, quem é que lê essas listas? Muito poucos, imagino eu... e é isso que poderemos mudar. De uma certa forma, é um consentimento informado (porque a lista está lá), do contacto direto com substâncias que podem ser a curto ou longo prazo danosas para a nossa saúde.
Uma coisa que podemos fazer, uma vez que muitos desses produtos químicos têm nomes impossíveis de decorar é consultar bases de dados que façam a "triagem" por nós, para que percebamos quantos dos produtos que temos, não são de facto, dignos de "nos tocarem a pele"!
Uma dessas base de dados é a EWG´s Skin Deep (em inglês).
Vou deixar-vos uma lista daqueles que, segundo a David Suzuki Foundation, são os mais tóxicos:
BHA (Butil-hidroxianisol) e BHT (Butil-hidroxitolueno);
Corantes derivados do alcatrão de hulha;
DEA (ingredientes relacionados com a dietanolamina);
Ftalato de dibutilo;
Conservantes que libertam formaldeído;
Parabenos;
Perfumes (fragrâncias);
Compostos de polietilenoglicol;
Petrolato;
Siloxanos;
Lauril éter sulfato de sódio (SLS);
Triclosano
E estes são apenas uma parte, porque acreditem que a lista é longa, e nem vou entrar pela parte dos microplásticos presentes nos cosméticos e que vão parar diretamente aos oceanos. Uma forma de contornar este problema é optar por produtos de cosmética naturais, champôs, desodorizantes, pasta de dentes, sabões...porque efetivamente é muito importante, que saibamos exatamente aquilo que utilizamos diariamente no nosso auto-cuidado e nos cuidados dos nossos filhos.
Deixo aqui um Link para um estudo que mostra alguns dos produtos que contêm ingredientes nocivos e que ainda não foram retirados do mercado, muitos deles, bem conhecidos e utilizados por todos nós:
Espero que este Post tenha sido útil.
Quais os ingredientes que já conheciam e que já não entram na vossa lista de compras?